O último boletim de Influenza, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), apontou o primeiro caso de morte por Influenza A (H1N1) em Santa Maria neste ano. De acordo com a SES, trata-se de uma idosa de 61 anos, que estava internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), chegou a ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 20 de julho, mas morreu no dia 25 do mesmo mês.
Novo ambulatório do Hospital Regional começa a funcionar em 12 de agosto
Conforme a assessoria de comunicação da pasta, a paciente possuía uma doença cardiovascular crônica, era diabética e não tinha se vacinado contra a gripe neste ano. O resultado do exame deu positivo para Influenza A (H1N1). Esse é o segundo caso confirmado de Gripe A na cidade. O primeiro foi de uma criança de 3 meses, que chegou a ficar internada, mas recebeu alta posteriormente.
Em seis meses, foram 97 notificações de toxoplasmose em Santa Maria
Além de Santa Maria, outro município da região também apresenta casos confirmados de gripe: conforme o documento do governo do Estado, São Gabriel tem, até agora, quatro casos registrados de H1N1 e um de H3N2, tendo um desses resultado na morte de um idoso de 71 anos, em 11 de maio.
Apenas casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (em que o paciente é hospitalizado com quadro febril, tosse ou dor de garganta e dificuldade respiratória, com suporte de oxigênio) são notificados.
Depois que o paciente tem o diagnóstico de Gripe A, os órgãos de saúde são notificados. Após a realização de novos exames, é o Centro Estadual de Vigilância em Saúde e a Coordenadoria Regional de Saúde que vão confirmar ou descartar a suspeita.